WEB 3.0: EVVA INSERE VOCÊ NA MAIS NOVA FASE DA INTERNET

Nova era, nova sociedade, nova fase da internet! Tudo muda rapidamente, por isso Evva te mostra o que é a Web 3.0.

Esta nova fase da internet se consolida no mundo digital com:

1. A descentralização de dados;

2. A forma personalizada do gerenciamento de informações;

3. A interatividade virtual.

O futuro da Internet é a Web 3.0 – a terceira fase da Internet, que contém um conjunto de tecnologias, como: blockchain, 5G, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial (IA). 

É a Web inteligente, com características bastante essenciais:

  • Controle – maior controle sobre o uso de dados produzidos pelo usuário no espaço digital;
  • Privacidade – maior privacidade devido ao fato do usuário ter o controle do compartilhamento de informações com plataformas digitais;
  • Otimização – permite utilizar as informações disponíveis com maior eficiência;
  • Outras vantagens – maior segurança, transparência e velocidade.

4e7705ebd1fcd9f25a551823bff85ceb


A EVOLUÇÃO DA INTERNET

Web 1.0  – possuía conteúdos estáticos (sem interatividade com o usuário, a informação era consumida de forma passiva), com muito texto e poucos recursos gráficos. Surge:

  • WWW (World Wide Web) uma rede mundial de computadores interligados (uma teia de conexão mundial);
  • A grande parte dos sites e páginas eram de propriedade de empresas ou veículos jornalísticos, com um design baseado em tabelas, quadros e imagens em baixa resolução;
  • E-mail.
 

Web 2.0 – começa o processo de interação social e construção de comunidades, surgem as primeiras redes sociais, os blogs e os aplicativos de conversação (chats). O Facebook, Twitter e Instagram também nasceram nessa época e logo deram aos usuários a oportunidade de se tornarem produtores de conteúdo.

Dessa forma, o processo se desenvolveu ininterruptamente até hoje. A tecnologia de quinta geração (5G) permite a velocidade necessária e o desempenho eficaz para essa geração da Web 3.0 que está se iniciando, especialmente para as novas tecnologias, como inteligência artificial e internet das coisas.

A WEB 3.0

A Web 3.0 pode ser compreendida como uma internet descentralizada, com código aberto e com controle dos usuários sobre os seus próprios dados e informações.

Esse novo caminho está sendo construído aos poucos com ajuda de tecnologias como a Blockchain e as criptomoedas que dispensam a necessidade de intermediários (como: empresas e governos, tornando as transações mais rápidas e econômicas.

E os aplicativos da Web 3.0, também conhecido como Apps, são descentralizados, e construídos a partir da blockchain.


SOBRE BLOCKCHAIN

J59

Fazendo um parênteses para falar de “blockchain“:

Os aplicativos da Web 3.0, conhecidos como “Apps”, são descentralizados e construídos sobre a blockchain. Essa tecnologia, que se assemelha a um livro contábil digital, registra transações financeiras, propriedades, votações eletrônicas e outras aplicações de forma segura, transparente e descentralizada. Funciona como um grande banco de dados interligados, onde os usuários podem registrar e visualizar informações diversas, armazenadas de forma descentralizada, sem depender da aprovação de instituições tradicionais. Sua característica fundamental é a segurança criptográfica, que impede a alteração ou fraude dos registros.

A descentralização dos dados e o manejo das informações são os principais objetivos da Web 3.0. As criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, desempenham um papel fundamental nessa nova internet, já que a blockchain não apenas sustenta as moedas digitais, mas também possui o aspecto descentralizador da Web 3.0.

Atualmente, a internet está em transição da Web 2.0 para a Web 3.0, que será consolidada quando a descentralização estiver plenamente estabelecida. A Web 3.0 representa uma internet melhor construída com base em protocolos abertos, priorizando a transparência, dando mais controle aos usuários e reduzindo a interferência das corporações e intermediários.

Uma Nova Sociedade Digital

A Web 3.0 traz consigo uma mudança de paradigma significativa. Essa próxima fase da evolução da internet coloca em destaque a descentralização e uma maior atuação do usuário. Com a Web 3.0, a internet se torna inteligente, permitindo um maior controle sobre o uso de dados pessoais, garantindo maior privacidade e otimização do uso das informações disponíveis. Além disso, traz consigo vantagens como segurança, transparência e velocidade.

Se você deseja se aprofundar no universo da Web 3.0 e outros assuntos relacionados ao mundo digital, convidamos você a acessar nosso Instagram. Lá, você encontrará conteúdo exclusivo e atualizado sobre as últimas tendências e novidades tecnológicas.

 

QUER SABER MAIS SOBRE A WEB 3.0 E OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS AO MUNDO DIGITAL? ACESSE NOSSO INSTAGRAM!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Facebook

6 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES?

Assine nossa newsletter