VOCÊ SABE O QUE É BUSCA GENERATIVA?

Busca Generativa e Inteligência Artificial – temas tão atuais que Evva não pode deixar de explorar esses conceitos. 

O olhar da Evva confirma a sua posição de vanguarda no panorama atual, especialmente em relação aos avanços proporcionados pela tecnologia. 

Por essa razão, ela busca pormenorizar os conceitos que vão surgindo, atualizando-os e trazendo-os de forma prática para as suas atividades. 

Ao oferecer uma luz aos temas em questão, Evva pode inserir você no contexto contemporâneo, propiciando cada vez mais sucesso no seu empreendimento.

BUSCA GENERATIVA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Em poucas palavras, a Busca Generativa é uma nova forma  de realizar pesquisas por intermédio da Inteligência Artificial (IA).

Com os novos avanços em IA generativa, o mecanismo de busca no Google pode ser recriado. Essa poderosa tecnologia, que já tem feito parte do mundo atual (um exemplo é o chat GPT), descortina um universo completamente novo de resultados inimagináveis que a busca poderá entregar aos usuários. Permitindo que as pessoas se aprofundem ou descubram novos conteúdos. 

Ressaltamos que a Busca Generativa não invalida a comum, ou seja, o Google amplia os resultados para que as pessoas escolham e se aprofundem.

Como vimos, a Busca Generativa é um conceito que se relaciona principalmente com a Inteligência Artificial e a geração de conteúdo, seja texto, imagem, áudio ou outros tipos de dados. 

Em suma, em vez de apenas recuperar informações de um conjunto existente de dados, como em uma busca convencional, a busca generativa envolve a criação de novos dados com base em um modelo prévio ou em um conjunto de regras.

As respostas geradas, normalmente, podem ter mais parágrafos, além de listas, bullet points, negritos, entre outros elementos. 

Em outras palavras, o resultado da busca é diferente, ou seja, ao invés de aparecer uma lista de páginas, aparece um texto da IA. 

Em termos mais técnicos, a busca generativa geralmente se refere ao processo de amostrar ou gerar novas instâncias de dados a partir de um modelo probabilístico. Esses modelos podem ser redes neurais, modelos de linguagem ou outras estruturas computacionais capazes de aprender e imitar padrões nos dados de treinamento.

A busca oferece setas que levam aos resultados comuns, ou seja, apresenta links para sites e blogs que falam sobre o assunto, ampliando e aprofundando a pesquisa.

A Busca Generativa é uma maneira de oferecer um entendimento sobre o tema de forma mais rápida e com novos pontos de vista. Pois na pesquisa comum, geralmente é necessário juntar diferentes resultados para conseguir se aprofundar no assunto. Já na Busca Generativa, é possível ter acesso às principais informações sem precisar clicar em diversos sites e blogs.

COMO ATIVAR A BUSCA GENERATIVA?

artificial intelligence humanoid head with neural network thinks ai with digital brain is learnin scaled

Para ativar a Busca Generativa no Chrome, é preciso acessar a página do Search Labs e ativar a função SGE (Search Generative Experience). 

Assim, pode-se utilizar em qualquer dispositivo (notebook, smartphone, tablet, etc), acessando a página de pesquisa do Google, digitando o tema e escolhendo para qual resultado deseja ter a resposta – Busca Generativa ou Busca Comum.

A busca generativa tem aplicações em uma variedade de áreas, incluindo tradução automática, geração de texto criativo, criação de imagens sintéticas, entre tantas outras. Essa abordagem é fundamental em muitos sistemas de inteligência artificial que buscam criar novos conteúdos de forma autônoma.

No entanto, ainda não se pode prever as mudanças, as vantagens e os efeitos que a Busca Generativa poderá trazer, por ser algo novo e se tratar de um teste. O que se pode antever é que haverá mais celeridade e opções na forma de pesquisar um assunto.

A EVVA ADVERTE

Por isso, Evva adverte, que ter informações é crucial para qualquer indivíduo construir o seu pensamento e ter opiniões, mas é necessário ficar de olhos abertos, não crer na primeira opção e tomá-la como verdade.

O alerta da Evva é que se deva: procurar outras fontes, analisar todos os dados, checar as informações, pois, a IA traz respostas de forma rápida e funcional, especialmente, em indagações básicas, mas o conhecimento é feito pela Inteligência Natural, que checa, avalia, reflete, pesquisa e conclui.

As buscas sensíveis, como por exemplo – temáticas de saúde, o Google trará apenas conteúdos informativos, uma pesquisa mais aprofundada será preciso ser feita em páginas oficiais, como por exemplo: em páginas de médicos e hospitais renomados, além de sites de saúde pública.

Os conteúdos humanos, bem como as experiências pessoais, são o que se tem de mais importante em uma pesquisa. A experiência e conhecimento dos indivíduos devem superar a inteligência que é apenas artificial.

Há muito mais sobre o tema, siga a advertência da Evva, aprofunde o seu conhecimento, fique por dentro das atualizações sobre o assunto e construa os próprios pensamentos. 

QUER ACOMPANHAR CONTEÚDOS DE MARKETING RELACIONADOS COM IA? SIGA OS CANAIS DA EVVA!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES?

Assine nossa newsletter