Saiba que as tendências de mercado são vitais para um empreendimento de sucesso. Por isso, a Evva Digital, sua Agência de Marketing Digital de Campinas, apresenta as grandes tendências de 2023, pois conhecimento é um precioso instrumento para qualquer negócio.

O QUE SÃO TENDÊNCIAS NO EMPREENDEDORISMO?

Tendências no empreendedorismo são novos hábitos de consumo de produtos ou serviços, indicando o que a sociedade está querendo e consumindo no momento atual.

É útil conhecer as tendências de qualquer setor, pois permite que o empresário consiga criar estratégias mais eficazes e aproveitar as oportunidades.

A pandemia forçou o isolamento social e paralisou a economia e, dessa forma, trouxe muitas mudanças no comportamento social. Algumas consequências permaneceram, mesmo após o mercado retomar as atividades, entre elas: o delivery, o ecommerce e o homeoffice.

Por essa razão, é evidente a importância de estar atento às preferências da sociedade para um empreendimento.

Em outras palavras, acompanhar as tendências de empreendedorismo significa entender os movimentos feitos pelo mercado e atuar com eficiência.

TENDÊNCIAS DO EMPREENDEDORISMO

Agora que a Evva esclareceu as vantagens em conhecer as principais tendências de mercado para 2023. Confira algumas delas:

Ecommerce – as vendas online cresceram vertiginosamente em 2021 e a expectativa é de que continuem crescendo, mesmo em um cenário pós-pandemia. Porque os consumidores apreciaram a comodidade e praticidade de comprar pela internet e receber em casa (ou retirar pessoalmente). Por isso é essencial que organize o setor de ecommerce de sua empresa e crie a sua loja virtual.

IoT (Internet of Things) – em Português Internet das Coisas, também tem crescido enormemente. Entre os campeões de vendas estão os dispositivos inteligentes (tecnologia Smart): TVs, relógios, casas e assistentes de voz, entre outros.

Diversidade no Mercado – as particularidades e identidades de diversos grupos minoritários é um setor que está em alta. São importantes nichos de mercados para serem explorados, como, por exemplo, produtos e serviços voltados ao público afro, vegano, plus size, pessoas com deficiência, etc.

Aliás, esse mercado da diversidade foi uma tendência de consumo apontada pelo Sebrae, que periodicamente lança um “Guia de Tendências”.

A EVVA TRAZ OS PONTOS PRINCIPAIS DESSE GUIA DE 2023:

  • Programas de Fidelidade: um conjunto de estratégias que a empresa adota para incentivar compras e recompensar o cliente pelos investimentos feitos. Algumas ideias dentro desse programa são cashback (dinheiro de volta), prêmios instantâneos, etc.;
  • Marcas Descentralizadas: diferente da mídia tradicional que controlava o que era mostrado ao público, nas marcas descentralizadas, o próprio público poderá defini-las e reinventá-las, de modo que se sinta conectado à marca;
  • Embalagens Inteligentes: essa tendência é que cada vez mais a embalagem deixará de ser algo para transportar o produto, para ter valor agregado, tanto no que diz respeito à proteção da mercadoria quanto à oferta de uma experiência agradável e personalizada. Pode-se promover uma experiência especial para o cliente através da embalagem, por exemplo, apresentar vídeos da confecção cuidadosa do produto por  meio do QR code ou, até mesmo, um link para uma playlist personalizada no Spotify;
  • Metaverso: é um ambiente virtual compartilhado e imersivo e essa tendência tem sido usada por muitas marcas, especialmente as que desejam que seu cliente acesse um produto ou serviço em uma experiência totalmente lúdica, seja uma passarela de moda em outro planeta ou um spa relaxante no meio do deserto;
  • Autocuidado: também está sendo um setor de grande crescimento, ou seja, há uma enorme procura por produtos e serviços relacionados ao bem-estar, relaxamento, práticas meditativas, entre tantas possibilidades;
  • Outras tendências: são produtos e serviços relacionados à saúde mental e física, área de investimento, soluções para a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.

Em vista disso, percebe-se que há inúmeras tendências no universo atual, porque, incansavelmente, a sociedade inventa e se reinventa, cria e recria, inova e apresenta soluções. 

E neste artigo, a Evva mostrou que há muitos espaços para serem ocupados no empreendedorismo, encontre o seu!

INSPIRE-SE NAS TRENDS E DEIXE A EVVA COLOCAR EM PRÁTICA!