Você sabe como construir a sua marca? Definir os seus valores, personalidade, propósito, a forma de comunicação e relacionamento com seu público-alvo? É isso que a Evva, sua Agência de Marketing Digital de Campinas, mostra neste artigo!

 

Num mercado tão competitivo é crucial se diferenciar. Por isso, a Evva apresenta ideias para conquistar a razão e a emoção dos consumidores, pois é a função do Branding, cativar a mente e o coração dos seus clientes.

MAS AFINAL, O QUE É BRANDING?

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca. O seu objetivo é despertar sensações e criar uma conexão emocional, consciente, inconsciente e duradoura com os consumidores, tornando a marca conhecida e preferível em relação aos concorrentes, permitindo que os clientes escolham a sua empresa no momento da aquisição do produto ou serviço.

 

Todos os elementos da marca, como: nome, logotipo, tipografia, formas, paleta de cores, sons, a voz, valores da empresa, incluindo as pessoas que a representam, constroem a personalidade da marca na mente do consumidor através de sensações e percepções. Uma marca é mais do que um produto ou serviço, ela é a sua personalidade e significado.

 

Há pesquisas que comprovam que os consumidores se dispõem muito mais a adquirir um produto ou serviço quando se conectam com uma marca através de um propósito comum, pois enxergam um valor real nessa aquisição. Personalidade e propósito promovem boas experiências em relação à marca que é uma poderosa arma na manutenção e aquisição de clientes.

 

Enfim, o Branding é um conjunto de ações e estratégias utilizadas para estabelecer uma percepção positiva e distintiva da marca na mente dos consumidores.

 

O QUE É INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL?

 

A Inteligência Artificial é um tema recorrente na atualidade e afeta diversos setores da sociedade. 

 

IA é um ramo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas e algoritmos capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana e incluem:

  • Aprendizado;
  • Raciocínio;
  • Percepção;
  • Compreensão;
  • Geração de linguagem natural;
  • Reconhecimento de voz e imagem;
  • Tomada de decisão;
  • Resolução de problemas complexos.

 

Com o aumento de volume de dados disponível, cresceu a possibilidade de ensinar efetivamente as Inteligências Artificiais.


A IA tem sido aplicada em uma ampla gama de situações, como: assistentes virtuais, veículos autônomos, análise de dados, medicina, finanças, entretenimento e muito mais, transformando a maneira como a sociedade atual vive e trabalha”.


Enfim, IA refere-se à capacidade de um sistema ou programa de computador em imitar e realizar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO BRANDING


A Inteligência Artificial e o Branding podem ser combinados de diversas maneiras para melhorar as estratégias de branding das empresas.

 

Primeiramente, a análise de dados é uma forma da IA contribuir para o Branding, pois ao analisar grandes volumes de dados sobre os clientes, concorrentes e tendências de mercado, oferece informações que permitem entender o consumidor, as suas emoções e necessidades, dessa forma, as empresas podem ajustar as estratégias de branding e criar mensagens e experiências mais personalizadas.

 

Outro momento da IA atuar na construção de branding é na criação da identidade visual, como: logomarca, materialidade da personalidade da marca, escolha de elementos visuais como ícones, letras, fontes, os sons e jingles, avatar, entre outros. A IA pode automatizar muitas etapas, deixando os profissionais com liberdade para criar. 

 

Entender e adaptar-se ao consumidor digital é vital para o seu negócio, as tecnologias (como a IA) proporcionam conhecimentos profundos sobre o cliente e a sua jornada, permitindo criar personas mais completas e conexões com o público, ampliando a vantagem competitiva.

 

A função da Evva é unir Marketing e Tecnologia, por essa razão, neste artigo, Evva buscou demonstrar como a IA e Branding podem alavancar o seu negócio.

 

 

QUER SABER COMO FAZER ISSO DE FORMA ASSERTIVA? FALE COM A EVVA!