EVVA TRAZ O CONCEITO DE REPRESENTATIVIDADE PARA A SUA EMPRESA CRESCER

A representatividade tem sido cada vez mais discutida e valorizada na sociedade atual, e as empresas têm percebido que ela é um conceito essencial para se conectar com seu público e se destacar no mercado.

EVVA é uma empresa que traz esse conceito para seu negócio desde o início, e entende que a representatividade é fundamental tanto para a imagem externa da marca como para sua cultura interna.

AWpg

 

E O QUE É REPRESENTATITIVADE?

Representar é ser a imagem ou o símbolo de algo, mas a representação não é a própria coisa. Ela substitui ou está no lugar de algo por analogia. A representatividade, por sua vez, é a expressão dos interesses de um grupo, seja ele uma classe, um movimento ou uma nação. O representante fala em nome do coletivo e está comprometido com as demandas e necessidades dos representados.

A representatividade ocorre quando um indivíduo se sente representado por algo ou alguém, seja em questões físicas, comportamentais ou socioculturais.

O conceito de representação social abrange a concepção que um sujeito, um grupo ou uma sociedade têm sobre determinado tema ou assunto, refletindo em suas condutas e valores.

A IMPORTÂNCIA DA REPRESENTATIVIDADE

Hoje em dia, as pessoas físicas ou jurídicas procuram se posicionar diante das questões socioambientais, sejam polêmicas ou não. E buscam grupos, pessoas ou empresas que falem a mesma língua que elas, ou que elas se sintam representadas por eles.

Evva, desde o seu nascimento, demonstrou ter opiniões sobre diversos temas e, não raras vezes, divergiu de valores vigentes em ambientes laborais e sociais, buscando encontrar a sua voz e representar aqueles que compartilham dos mesmos comportamentos, atitudes e valores.

Evva evidencia que atualmente há um enorme desafio para os empreendedores, pois diante de um público mais informado e exigente, as marcas que não contemplem o seu público-alvo, tendem a ficarem ultrapassadas e perderem os seus clientes para outras marcas que os representem. 

Atualmente, os empreendedores enfrentam um grande desafio, pois o público está mais informado e exigente. As marcas que não se conectam com seu público-alvo tendem a ficar ultrapassadas e perder clientes para outras empresas que os representem.

Os consumidores buscam se engajar em diversas causas, sejam elas sociais, ambientais, culturais ou outras. Para que haja uma conexão efetiva, é necessário que haja sintonia entre as marcas e seus clientes, caso contrário, há o risco de perda de consumidores.

Além disso, quando uma marca tem um discurso que não condiz com suas ações, os clientes não se sentem representados e perdem a confiança, o que prejudica a reputação da empresa.

O IMPACTO DA REPRESENTATIVIDADE NA VIDA DAS PESSOAS

A representatividade é uma construção de identidade, pois as pessoas se identificam com:

  • As outras pessoas – por exemplo, uma conquista de um membro motiva a outra pessoa com as mesmas características a pensar na possibilidade de alcançar o mesmo sucesso;
  • A marca – que tem os mesmos valores, opiniões e condutas, neste caso, indivíduos consomem serviços e produtos das empresas com as quais têm identidade, que concordam com a forma de atuar no mercado.

A representatividade faz parte da formação do sujeito, da sua subjetividade e identidade, dessa forma, ele se sente integrante do grupo.

As empresas devem ter representatividade interna e externa:

  • Externa – no posicionamento para o seu público, apoiando diversas causas, como: ambientais, dos animais, das minorias, etc.;
  • Interna – tendo diferentes perfis de colaboradores, especialmente os que são discriminados e têm menos oportunidades no mercado de trabalho, entre eles: os PCDs, pessoas LGBTQIAP+, índios, negros.

Este artigo propõe algumas reflexões – étnicas, éticas, estéticas, comportamentais, sociais, culturais e políticas. E observa como marcas conhecidas e consolidadas pela sociedade (como: Avon, Boticário, Dove, Natura, etc.) têm se valido da representatividade, fazendo campanhas com os mais diversos representantes de grupos variados.

Você sabia que 83% dos brasileiros preferem comprar marcas que tenham um propósito parecido com o seu?

Por isso, Evva trouxe esse tema tão atual e essencial para todos os empreendimentos.

 
E VOCÊ, O QUE TEM FEITO PENSANDO NA REPRESENTATIVIDADE DO SEU NEGÓCIO? COMPARTILHE CONOSCO! 

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Facebook

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES?

Assine nossa newsletter