SEO: A TENDÊNCIA DE INVESTIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE MARKETING

Evva revela que os profissionais de Marketing planejam investir mais em SEO, embasada em um estudo da Conversion em 2022, que demonstrou que 50,2% dos entrevistados pretendem alocar recursos adicionais para estratégias de otimização para mecanismos de busca, colocando o SEO no topo da lista de prioridades.

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O QUE É SEO?

O SEO (Search Engine Optimization) é uma estratégia de marketing digital que visa otimizar o conteúdo e a estrutura de um site ou página da web para melhorar sua visibilidade nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google. O objetivo é aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego orgânico, ou seja, atrair mais visitantes de forma natural e relevante.

O GOOGLE

O Google é o principal buscador e se tornou o site mais acessado no planeta. A qualidade dos resultados e a velocidade da sua classificação transformaram a empresa no maior buscador do mundo. Todos os dias, bilhões de usuários confiam no Google para realizar suas pesquisas diárias. 

Aparecer no topo da primeira página de buscas do Google traz melhores resultados, ou seja, os conteúdos que aparecem nas primeiras posições, logo após um usuário realizar uma pesquisa, tendem a receber mais cliques e consequentemente mais acessos.

Os mecanismos de busca são a origem de tráfego mais frequente para qualquer portal, por isso, é fundamental estar bem posicionado na página de resultados.

Segundo o especialista, para obter resultados eficientes em SEO, são empregadas técnicas que incluem a construção de um site rápido e intuitivo, com a implementação de uma estrutura robusta com palavras-chave relevantes, foco no tempo de carregamento e usabilidade de qualidade. 

Além disso, um conteúdo de qualidade desempenha um papel fundamental, sendo necessário criar materiais capazes de responder perguntas do mercado-alvo, onde a clareza e a resolução de problemas dos clientes são prioridades.

VANTAGENS DO SEO

Há inúmeras vantagens que o SEO proporciona para sua empresa, vamos evidenciar algumas:

Garante que a sua empresa apareça para seus clientes em potencial nas pesquisas do Google – com o SEO é possível alcançar o sucesso com capital curto, é claro que para isso será preciso bastante estratégia.

Direciona o tráfego qualificado para seu site – o tráfego orgânico é ampliado quando as táticas de SEO são usadas corretamente e geram melhor rankeamento de publicações. Quanto melhor posicionado mais cliques na sua página, assim, tem chance de receber mais tráfego. Além disso, o SEO é capaz de gerar mais tráfego qualificado, um exemplo seria: se a sua empresa tem a resposta para aquilo que o usuário procura é mais provável que ele engaje com o conteúdo e possa vir a se tornar um cliente.

Aumenta a autoridade da marca – a classificação de primeiro, segundo, terceiro pode dar aos clientes a ideia de que você é uma das principais referências do setor, mostrando a sua popularidade para muitos usuários que chegaram a pesquisar sobre você. Porque, quando um mesmo usuário realiza diversas pesquisas e encontra sempre sua marca no topo, ele passará a observar sua empresa e recorrer a ela como fonte de informação. 

Auxilia no funil de compras – SEO ajuda a guiar os seus potenciais clientes pelo funil de compra.

Melhora a taxa de conversão – a taxa de conversão é uma métrica usada para mensurar quantas pessoas passaram de uma etapa do funil de vendas para outra, ou seja, visitantes que viram leads (potencial cliente) ou leads que se tornam clientes. É o número que mostra qual porcentagem da sua audiência converte e de fato traz resultados para o negócio.Sites otimizados para SEO são mais rápidos e fáceis de ler e navegar. Por essa razão eles atraem e retém mais usuários da web.

Produz uma estratégia de marketing a longo prazo – SEO é uma estratégia de marketing de longo prazo. A menos que o algoritmo do Google seja alterado ou outros concorrentes tenham alimentado suas estratégias de SEO, não é fácil puxar a sua empresa para baixo nos rankings de pesquisa.

Garante vantagem competitiva – a marca da sua empresa crescerá depois de implementar estratégias de marketing digital. Uma vez que essas estratégias incluem otimização de mecanismo de busca. A integração de tudo isso ajudará você a liderar os concorrentes no mercado.

Enfim, SEO é um tema vasto e é necessário que haja uma aprofundamento, pois como foi dito, há enormes benefícios para qualquer ramo empresarial. 

Evva ressaltou alguns pontos importantes dessa estratégia tão essencial para a sua empresa,  é a grande tendência de investimento, pois mesmo pequenas e médias empresas que têm capital reduzido podem alcançar resultados gigantes, investindo em SEO.

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