A Evva Digital, sua Agência de Marketing Digital de Campinas, revela como elaborar um eficiente Plano de Mídia Social e demonstra a importância de estar cada vez mais inserido no universo tecnológico.

Sabe-se que a tecnologia está fazendo parte do cotidiano das pessoas e nesse contexto digital estão incluídas as redes sociais. 

Portanto, elaborar um Plano de Mídia Social eficaz é fundamental para o sucesso de qualquer organização e é o profissional de Marketing, a pessoa responsável pela atividades que resultam em melhorias no posicionamento de uma marca, no aumento de lucro e no melhor relacionamento com os clientes, já que todas as estratégias que fazem parte de um modelo de negócios impactam esses resultados.

mídias social

ETAPAS NA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE MÍDIA

Evva propõe algumas etapas na elaboração de um Plano de Mídia Social mais eficiente:

1. Defina Objetivos Claros – O primeiro passo para criar uma estratégia de mídia social é identificar os objetivos específicos – objetivos SMART

  • Specific (Específica) – metas bem definidas
  • Measurable (Mensurável) – metas que possam ser quantificadas
  • Achievable (Alcançável) – metas realistas
  • Relevant (Relevante)  – metas alinhadas com os objetivos gerais
  • Timely (Tempo Delimitado) – metas com uma prazo definido, um período específico

Alguns exemplos são: aumentar o engajamento, gerar leads, aumentar o tráfego para o site ou melhorar o reconhecimento da marca. São os objetivos que irão direcionar os seus passos.

2. Conheça seu Público-Alvo – Entenda quem são os seus clientes em potencial. Crie personas para ter uma visão mais detalhada sobre seus interesses, comportamentos e preferências. Defina o seu público-alvo com base em dados demográficos, localização e interesses. É fundamental descobrir esse público antes de iniciar suas campanhas de marketing para mídias sociais, porque somente assim saberá para quem dirigir os seus anúncios. Descubra de que forma o seu produto ou serviço irá resolver os problemas dos clientes.

3. Escolha as Plataformas Certas – Identifique as redes sociais onde seu público-alvo está mais presente. Não é necessário estar em todas as plataformas, concentre-se nas que fazem mais sentido para sua marca e objetivos, garantindo a sua presença em uma ou duas dessas plataformas de mídia social. Certifique-se de fornecer seu conteúdo para caber naturalmente no feed deles.

4. Crie Conteúdo Segmentado – Após entender onde a sua audiência está, você deve investir em conteúdo segmentado para cada persona. Permitindo que se crie um engajamento da sua audiência e autoridade no seu segmento de atuação. O conteúdo relevante pode incluir vídeos, imagens, infográficos, posts de blog, entre outros, e deve ser alinhado aos valores da sua marca.

5. Estabeleça um Calendário de Publicações – Planeje quando e com que frequência você irá postar. Consistência é chave nas redes sociais. Use ferramentas de agendamento programando as suas postagens com antecedência. Assim, você mantém a consistência e alcança diferentes personas em horários distintos.

6. Engajamento e Interatividade – Responda a comentários, mensagens diretas e interaja com seu público. O engajamento é crucial para construir relacionamentos e fortalecer a presença online.

7. Monitoramento e Análise dos Resultados – É imprescindível analisar os resultados, utilize ferramentas para fazer essa análise e acompanhar o desempenho das suas campanhas, ou seja, é preciso entender quais tipos de conteúdo geram maior interação e engajamento e, então, compreender quais estratégias estão funcionando melhor para cada grupo.

8. Campanhas Públicas e Promoções – Integre campanhas específicas para promover produtos, serviços ou eventos. Use anúncios pagos, se necessário, para ampliar o alcance.

9. Colabore com Influenciadores – Fazer parcerias com influenciadores relevantes para seu negócio podem aumentar a visibilidade da sua marca. Escolha influenciadores cujos valores estejam alinhados com os da sua empresa.

10. Avalie a Concorrência – Analise o que seus concorrentes estão fazendo nas redes sociais. Identifique estratégias bem-sucedidas e áreas de oportunidade.

11. Orçamento e Recursos – Determine o orçamento disponível para suas atividades de mídia social. Isso inclui custos com anúncios, ferramentas de gerenciamento, design gráfico, etc.

12. Adapte-se às Mudanças – As redes sociais estão sempre evoluindo. Esteja preparado para ajustar seu plano conforme as tendências do mercado e mudanças nos algoritmos das plataformas.

Ao seguir essas diretrizes, você estará mais bem preparado para criar um Plano de Mídia Social abrangente e eficiente para sua marca.

Existem inúmeros motivos para que as organizações utilizem as redes sociais para poder utilizar o Marketing Digital, pois a partir das redes sociais, existe grande potencial para aumentar a visibilidade, construir relacionamento, conhecer a opinião dos seus clientes, trabalhar o posicionamento da marca e conquistar mais relevância no mercado onde atua.

O Marketing Digital e as redes sociais são de suma importância para as organizações. 

Evva evidencia que são etapas minuciosas, exigem atribuições complexas, mas que, se bem executadas por uma equipe de ponta, fundamentada pelas melhores tecnologias do mercado, vai propiciar o crescimento do seu negócio, além de ter a capacidade de criar e implementar essas ações, têm a possibilidade de monitorar os resultados.

Há muito trabalho para se fazer e poder contar com uma equipe de profissionais capacitados para desenvolver, manter, atualizar e monitorar os resultados é o grande diferencial que vai permitir o sucesso de seu empreendimento.

APRIMORE SEU TRABALHO NAS REDES SOCIAIS COM A EVVA!