A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da Inteligência Artificial (IA) que visa criar novos conteúdos a partir de um conjunto de dados, usando um modelo de linguagem que foi treinado para desenvolver textos, imagens, vídeos, músicas, planilhas, códigos, entre outros elementos.
A IA Generativa usa uma variedade de técnicas, incluindo redes neurais e algoritmos de aprendizado profundo (Deep Learning) para identificar padrões e gerar novos resultados.
Diferente de outras formas de IA, que são treinadas para resolver problemas específicos, os modelos de IA Generativa são projetados para serem criativos e gerarem conteúdo original, semelhantes ao que um humano poderia criar.
O exemplo mais atual é o Chat GPT, mas há outras plataformas, que podem ser agrupadas em: geradores de imagens, de músicas e de textos.
Quanto mais dados, mais possibilidades da criação de novos conteúdos, além disso, essas plataformas são capazes de aprender e se adaptar com o tempo, significando que a ferramenta vai se tornando mais precisa à medida que vai sendo usada.
A IA Generativa tem diversas utilidades, como:
Há riscos ou cuidados no uso da IA Generativa:
1. Incompreensão das nuances humanas – as IAs Generativas podem ter dificuldades em entender e interpretar corretamente as nuances humanas, como: sarcasmo, ironia, entre outras. Dessa forma, a relação com o cliente pode ser afetada de forma negativa;
2. Erros ou informações imprecisas – dependendo dos dados de treinamento, se forem incompletos ou desatualizados, as IAs Generativas podem fornecer informações erradas ou imprecisas;
3. Perda da interação humana – elementos como empatia, intuição e outras habilidades comunicativas são essenciais, especialmente nas vendas e que as IAs Generativas podem perder a conexão humana e afetar a confiança dos clientes;
4. Segurança e privacidade dos dados – muitas vendas captam os dados dos clientes e podem gerar riscos em relação a segurança e privacidade;
5. Falta de flexibilidade e adaptação – no momento das vendas, ter flexibilidade e saber se adaptar ao contexto, pode ser um diferencial, além disso, há tendências e preferências que as IAs Generativas podem ter dificuldades de captar;
6. Deep Fake – a grande quantidade de conteúdos gerados pode apresentar imagens e textos falsos e como a IA é bem convincente, fica difícil identificar o que é Fake;
7. Conteúdo preconceituoso – a IA Generativa aprende a partir de dados existentes, se esses dados estiverem repletos de preconceitos ou discriminação, o sistema reproduz esse padrão inadequado no conteúdo gerado;
8. Esbarra nos direitos autorais – os textos são produzidos a partir de uma base de dados que podem esbarrar nos direitos autorais.
Assim, a Evva trouxe esse olhar para as IA Generativas em vendas e orienta que é essencial ter um equilíbrio entre a tecnologia e a conexão humana.
Conhecer o cliente, desenvolver elementos como empatia, compreensão, estar ligado às questões éticas, ambientais, igualitárias e justas, são os elementos vitais buscados pela Evva, sua Agência de Marketing Digital de Campinas, e propostos por ela para que todo negócio cresça sem parar!
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