A EVVA CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Evva celebra esta data tão importante para a humanidade – o Dia Internacional da Mulher. Que é uma homenagem às conquistas sociais, econômicas, políticas e culturais das mulheres em todo o mundo. 

A data também serve como um lembrete das lutas históricas das mulheres por igualdade de gênero e pelos seus direitos.

O Dia Internacional da Mulher foi definitivamente instituído pela ONU no ano de 1975, em homenagem à luta e às conquistas das mulheres, sendo que a escolha do dia 8 de março está relacionada com a greve das operárias russas de 1917.

É a luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Para muitos, o 8 de Março é apenas um dia para homenagear as mulheres, mas diferentemente de diversas outras datas comemorativas, esta não foi criada pelo comércio.

Atualmente, o evento é comemorado por mais de 100 países como um momento dedicado à luta pela igualdade de gênero, para celebrar as conquistas, cobrar direitos e relembrar as mulheres que foram vítimas de violência.

2149502832

HISTÓRIA DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher tem suas origens em várias manifestações e movimentos ao longo do século XX que buscavam direitos e melhores condições de vida e trabalho para as mulheres.

  • No dia 8 de março de 1917, cerca de 90 mil operárias russas percorreram as ruas reivindicando melhores condições de trabalho e de vida, ao mesmo tempo que se manifestavam contra as ações do Czar Nicolau II. Esse evento, que deu origem ao Dia Internacional da Mulher, ficou conhecido como “Pão e Paz”. Isso porque as manifestantes também lutaram contra as dificuldades decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914-1918);
  • Um evento importante que contribuiu para a criação do Dia Internacional da Mulher foi a greve das trabalhadoras têxteis ocorrida em 8 de março de 1908, em Nova York, nos Estados Unidos. As trabalhadoras protestaram contra as péssimas condições de trabalho e exigiram melhores salários, redução da jornada de trabalho e o direito ao voto. Naquele dia, cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas da cidade por melhores condições de trabalho, pois na época, as jornadas chegavam a 16h por dia, seis dias por semana e, não raro, incluíam também os domingos. Esse evento foi um marco na luta pelos direitos das mulheres;
  • Em 28 fevereiro de 1909 aconteceu a primeira celebração das mulheres nos Estados Unidos. Esse evento surgiu inspirado na greve das operárias da fábrica de tecidos que ocorreu em 1908.

Existem versões diferentes sobre a origem do Dia Internacional da Mulher. Entretanto, tanto o protesto na Rússia como a greve nos Estados Unidos tinham um objetivo comum, que era alertar sobre a precariedade e o estado insalubre de trabalho a que as mulheres estavam sujeitas.

Desde então, o Dia Internacional da Mulher tem sido marcado por protestos, eventos, conferências e atividades para destacar as conquistas das mulheres, refletir sobre as questões de gênero e continuar a luta por igualdade e justiça para todas as mulheres. É também um dia para reconhecer as realizações das mulheres em diversas áreas, como ciência, política, arte, esportes, negócios e muitas outras.

No Brasil, foi em 1932, no governo Getúlio Vargas, que as mulheres adquiriram o direito ao voto.

Em 2006, por sua vez, foi sancionada a Lei n.º 11.340, de 7 de agosto de 2006, conhecida popularmente como Lei Maria da Penha (lei que leva o nome da farmacêutica que sofreu violência do marido durante anos), que cria mecanismos de proteção à mulher contra a violência doméstica.

Embora tenham sido feitos avanços significativos ao longo dos anos em termos de direitos das mulheres e igualdade de gênero, ainda há muito a ser feito para alcançar a verdadeira igualdade em todos os aspectos da vida. 

Dessa forma, a Evva coloca em foco o Dia Internacional das Mulheres, pois é preciso lembrar a importância de defender os direitos das mulheres e trabalhar para um mundo onde todas as pessoas, independentemente do gênero, tenham oportunidades iguais e sejam tratadas com dignidade e respeito.

Desde o seu nascimento, a Evva, liderada por uma mulher, tem valores de inclusão, de igualdade, de desejo de um mundo melhor e mais igualitário.

Por isso, comemorar o Dia Internacional da Mulher é uma maneira de lembrar a importância da mulher na sociedade e o seu trajeto de lutas pelos seus direitos.

Apesar da mulher ter alcançado muitos direitos no século XXI, é uma batalha contínua, visto que ainda há muitas lutas a serem travadas contra o preconceito, a desvalorização e o desrespeito.

VENHA ACOMPANHAR A JORNADA DA EVVA, LIDERADA POR UMA MULHER QUE INSPIRA OUTRAS MULHERES A EMPREENDER!

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

QUER FICAR POR DENTRO DAS NOVIDADES?

Assine nossa newsletter