Web Summit é um dos maiores eventos de tecnologia, empreendedorismo e inovação do mundo. E pela primeira vez ele aconteceu no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, dos dias 01 até 04 de maio.

Ele foi fundado em 2010, em Dublin, na Irlanda, e desde então se tornou uma referência global para startups, investidores, líderes empresariais, empreendedores e profissionais de tecnologia.

O evento ocorre anualmente e reúne milhares de pessoas de diferentes países, incluindo CEOs, investidores de alto nível, líderes de governo, jornalistas, influenciadores e celebridades. Além disso, oferece palestras, workshops, painéis, feiras de negócios e oportunidades de networking.

O objetivo do Web Summit é proporcionar uma plataforma para inovadores e empreendedores apresentarem suas ideias, estabelecerem conexões com investidores e líderes empresariais, aprenderem com especialistas do setor e explorarem novas oportunidades de negócios. 

Estando pela primeira vez no Rio, veja os representantes brasileiros que marcaram presença no evento: Gabriel Braga, CEO do QuintoAndar; Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza; Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil; Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú Unibanco; Robson Privado, cofundador do MadeiraMadeira; Wagner Ruiz, cofundador do EBanx; Ana Buchaim, CMO da B3; Daniel Knopfholz, CTO do Boticário e Fernando Machado, CMO da NotCo. 

O evento trouxe também profissionais de destaque de outros países, como Daniela Braga, fundadora e CEO da Defined.ai; Neil Patel, fundador da NP Digital; Cassie Kozyrkov, Chief Decision Scientist no Google; Andrew Warden, CMO do Semrush; Chelsea Manning, Security Consultant da Nym; Meredith Whittaker, presidente da Signal e Catherine Powell, Global Head of Hosting do Airbnb.

Vamos mergulhar nas principais discussões enriquecedoras que tiveram no Web Summit Rio, sobre as tendências de Marketing Digital para 2024?

TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA 2024, SEGUNDO WEB SUMMIT RIO

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

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Neil Patel falou sobre dois aspectos: o Analytics – que deve ajudar a analisar os dados em tempo real; e o Project Magic – uma nova versão de pesquisa do Google a partir de comportamento de consumo do usuário.

Já o François Pierrel comentou sobre o papel da inteligência artificial em ajudar a personalizar as emoções, com a capacidade de entregar o sentimento certo, na hora certa.

DADOS

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Ainda segundo Françóis Pierrel:

“A principal tendência que vemos é a democratização. Se nós conseguirmos democratizar os dados, teremos empresas alimentadas por dados. Também precisamos antecipar, com a inteligência artificial, que é preciso encontrar o equilíbrio entre os humanos e também sobre a tecnologia”.

HUMANIZAÇÃO

reuniao de trabalho em equipe com empresarios

A humanização também aparece em crescimento, na personalização do que a tecnologia não consegue proporcionar.

Gail Heimann reforçou sobre estarmos retornando a essência do que é humano, sobre a necessidade de se manter humano, mesmo frente a maior tecnologia que já vimos.

REDES SOCIAIS

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O olhar deve se manter para os algoritmos, a veracidade das informações e a humanização daquilo que é feito. Veja alguns trechos da conversa:

“Todo mundo agora é o Wally, a única forma de se destacar é quem cria conteúdo. Agora as pessoas tangibilizam a experiência, a inteligência artificial pega tudo o que tem na internet e transforma em conteúdo. O Google já revelou que 20% do conteúdo é duplicado, então quem cria vai sair na frente”, Neil Patel.

“O problema das redes sociais é que as pessoas querem ver conteúdo autêntico. Elas não querem empresas sem rosto, elas querem empresas humanizadas. As coisas vêm mudando, principalmente por conta do TikTok, porque não é mais sobre as Kardashians, mas sobre as recomendações de conteúdo que chegam até você”, Gail Heimann.

“TikTok é um lugar onde as pessoas fazem muita busca e também é onde aparecem os anúncios nas buscas. Por isso a otimização é muito importante, além dos comentários. As pessoas veem o que as outras escrevem e é isso que gera o engajamento de verdade”, Neil Patel.

POSICIONAMENTO

Target

Outro ponto importante quando se fala em tendências é o posicionamento, frente às principais discussões entre usuários e organizações, sendo fundamental estar preparado para diferentes cenários.

 

NA SUA OPINIÃO, QUAIS VÃO SER AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL PARA 2024? COMPARTILHE CONOSCO SEUS PENSAMENTOS!