Este ano, o Brasil cantou vitória na cidade de Cannes, ao acumular 92 Leões, dois Grand Prix, um Titanium Lions, além de 11 ouros, 28 pratas e 50 bronzes, no maior festival de publicidade do mundo, o Cannes Lions.

O Festival de Cannes 2023 aconteceu entre os dias 19 e 23 de junho, saiba quais foram os Grand Pix brasileiros.

Never Done Evolving:

No segundo dia, veio o primeiro Grand Prix brasileiro, concedido à AKQA São Paulo na categoria Digital Craft, com a campanha “Never Done Evolving”, criada para Nike.

A Nike se uniu às AKQAs de São Paulo, Melbourne e Portland para elaborar uma partida de tênis entre a Serena Williams de 1999, quando ela ganhou seu primeiro Grand Slam, e a Serena de 2017, com base no desempenho dela no Australian Open daquele ano.

Com a ajuda de Machine Learning e Inteligência Artificial, a marca conseguiu mapear o estilo de jogo da tenista em cada momento, com o objetivo de ilustrar a constante evolução de Serena no esporte. 

Todo esse mapeamento virou um banco de dados abrangente sobre o modo com que a Serena jogou sob condições diversas. Então a Nike e a AKQA transformaram esse material em entretenimento: um jogo que foi transmitido pelo YouTube livestream, alcançando mais de 1,69 milhões de assinantes do canal da Nike na plataforma.

O trabalho se consagrou com um Grand Prix porque não se restringe ao case, mas inspira novos produtos e novas atletas a continuarem persistindo em suas carreiras. 

TERR4:

Em abril, aconteceu na bolsa de valores brasileira, a B3, um IPO inusitado, pois a empresa que estava abrindo seu capital era o planeta Terra. 

O objetivo central do projeto é atrair o investimento das empresas no futuro da Terra, que sofre com a urgência da crise climática, entre outras crises socioambientais. 

Criada pela AlmapBBDO em parceria com a B3 e o Pacto Global da ONU, o case conquistou, nesta quarta-feira, o Grand Prix em Creative B2B, sendo a categoria destinada aos trabalhos que são capazes de influenciar a economia e resolver problemas maiores que o da marca. 

Para o jurado, “TERR4” se destacou pela beleza do design e integração de diversos meios. 

Além do IPO na B3, o projeto construiu um relatório que monitora em tempo real o valor das ações da TERR4, que, devido à instabilidade de fatores como desigualdade social e crise climática, se apresenta como uma empresa bastante instável. 

Segundo Luiz Sanches, sócio e coCCO da Almap e CCO da BBDO América do Norte, o próximo passo do case é a Nasdaq, que também promoverá um IPO para fortalecer a ideia em solo norte-americano.

TITANIUM LIONS À “BRING HOME THE BUD”

Outro prêmio ao Brasil foi o Titanium para o projeto “Bring home the bud”, entre a Wieden + Kennedy Nova York e São Paulo e Africa Creative para Budweiser 

O case do Brasil e Estados Unidos já havia conquistado uma Prata em PR e um Bronze em Creative Strategy. 

O projeto é uma resposta à proibição da venda de cervejas durante a Copa do Mundo no Catar, quando a Budweiser, patrocinadora oficial, doou todo o estoque destinado ao evento para o país vencedor. 

ENCERRAMENTO DO CANNES LIONS 2023

O Cannes Lions chegou ao fim com a melhor performance dos últimos tempos ao Brasil.

As agências atuantes no Brasil mais premiadas são AKQA (1 Grand Prix, 2 Ouros, 4 Pratas e 4 Bronzes), Africa Creative (1 Titanium Lions, 1 Ouro, 3 Pratas e 11 Bronzes), VMLY&R (2 Ouros, 6 Pratas e 3 Bronzes), AlmapBBDO (1 Grand Prix, 1 Ouro e 5 Bronzes) e Gut (1 Ouro, 3 Pratas e 5 Bronzes).

Entre os anunciantes, a Ambev lidera com 1 Titanium Lion, 1 Ouro, 2 Pratas e 9 Bronzes. Na sequência, aparecem o site Congresso em Foco (2 Ouros, 3 Pratas e 1 Bronze) e Mercado Livre (1 Ouro, 3 Pratas e 4 Bronzes).

 

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